Quando se tem que ler (e reler, que ainda é mais doloroso) o volume de artigos, capítulos e livros que um doutoramento exige, só a leitura é sempre insuficiente. Por muito que se tomem notas o mais certo é o conteúdo cair no esquecimento e exigir ainda outra leitura, o que é coisa para enlouquecer qualquer pobre candidato a sotor. E daí a importância das fichas de leitura.
A bem da verdade nunca me ensinaram um método catita de fazer fichas de leitura. Por isso inventei o meu que, suponho, deve ser muito parecido com o da maioria das pessoas.
1. Ler o artigo/ livro/ capítulo sublinhando os trechos importantes e fazendo notas nas margens o mais completas possível, para depois se tornar mais fácil (em estando na biblioteca o rabiscanço já não é possível e, por isso, é com ligação directa ao papel ou ao PC. Crianças! Não riscai os livros!). Resultado: tenho uma biblioteca de livros riscados, sublinhados, fluorescentes e afins.
2. Normalmente depois faço a ficha à mão primeiro. Tenho um caderninho onde vou acumulando fichas de leitura e quando me dá a vontade passo para o PC.
3. Na ficha utilizo o método:
- Página
- Resumo do que sublinhei ou nota de margem
- Se necessário, citação.
4. No PC utilizo o sempre maravilhoso EndNote, que não só faz umas bibliografias e citações lindas como tem espaço para notas e é nesse campo que introduzo as minhas fichas.
Em média demoro um tempo imenso nisto tudo. Pelo menos duas horas por capítulo (dois dias e meio para o The Sociology of Childhood na semana passada), e depois mais uma hora entre ficha de leitura e passagem para EndNote. Bem sei que o passo manual parece perda de tempo, mas a vantagem é poder levar o caderno das fichas para qualquer lado, ao contrário do portátil, que é sempre uma chatice de alancar.
Pelamordasanta, vocês partilhem comigo as vossas experiências ficheiras...!
Hum... acabo de descobrir que sou uma baldas, uma desleixada e uma desorganizada e a sensação não é muito boa.
ResponderEliminarNão faço nada disso. No máximo, leio, sublinho e vou separando os artigos por 'capítulos' para os quais me vão ser úteis. Na hora de escrever ando sempre carregada com tudo atrás e volto a ler e a rabiscar ao mesmo tempo que escrevo. Em suma, uma grande trapalhada.
Fichas de leitura? Que é isso?
Sim, a Super-Mulher vem dizer-me que é desleixada e desorganizada. Se fosses organizada já mandavas nisto tudo!
ResponderEliminarEu acho as fichas imprescindíveis para a minha cabeça de peixe de aquário mas ao mesmo tempo perco uma hora por cada leitura só em fichas... e isso é de doidos...!
Já o EndNote aconselho vivamente... se não conheceres eu dou-te um mini curso rápido (das coisas que sei, que também não sei tudo)... mudou a minha vida bibliográfica.
ResponderEliminarAcho que um dia destes vou aceitar a proposta. Beijo
ResponderEliminar