quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Simple notebook hack for PhD students.

A produtividade dos últimos tempos deve-se, em parte, ao novo sistema de organização que encontrei. Depois de ter ouvido o audiobook Getting Things Done, do David Allen, depois de ter lido diversos sites sobre as forças e fraquezas deste sistema e depois de ter visto este blog, com tudo isto em mãos, organizei o meu próprio sistema. 

As listas de a fazer simples não me respondiam a uma questão importante: onde é que eu escrevo as coisas que quero e tenho que fazer mas que não são para já ou não me apetece fazer hoje...? E tenho uma grande necessidade de escrever tudo o que faço, desde as tarefas de trabalho até comprar fruta ou passear o cão. Isto tudo parecia-me uma grande salsada e não estava a compreender muito bem como integrar o que preciso de fazer já com os projectos para o futuro sem me esquecer de tudo pelo caminho. 

Comprei um caderno e usei aquelas etiquetas autocolantes às cores para o separar em secções. Os sistemas que tenho visto são um bocado complexos, têm muitas secções e números de referência e número sequenciais... demasiado! Separei o meu caderno em apenas três secções:

- A FAZER (início do caderno, etiqueta amarela)
- PROJECTOS (meio do caderno, etiqueta verde)
- CALENDÁRIO (fim do caderno, etiqueta vermelha)


O CALENDÁRIO é explicável rapidamente. É uma secção onde anoto, por mês, os prazos que tenho que cumprir. Revejo diariamente para estabelecer prioridades. É a mais macro das três divisões, aparentemente menos importante mas no fundo é o que me mantém localizada no tempo. 

O A FAZER diário sai directamente da secção PROJECTOS que, por sua vez, está subdividido em quantas partes me apeteça ou me dê jeito. Neste momento tenho:

1. Redacção do Capítulo I da tese
2. Working Paper
3. Artigo para revista
4. Outras publicações
5. Trabalho de campo
6. Tarefas doc várias

Cada projecto tem a data em que o anotei. Por baixo de cada um destes projectos há uma lista de tarefas que lhe estão associadas directamente e que podem ser tão específicas como "Fazer ficha de leitura do livro X" ou "Pensar num artigo para propor à revista Y". Vou acrescentando tarefas aos projectos sempre que se revele necessário.

Todos os dias elaboro um A FAZER, que sai directamente desta lista de tarefas associadas a cada projecto. Isto obriga-me a rever prioridades diariamente (porque tenho que ler todas as tarefas todos os dias ou, quanto muito, dia sim dia não) e a não me esquecer de nada, o que acontecia muito quando tinha só um papelinho diário. Além disso, ter um único caderno com todas as nossas tarefas ajuda muito a organizar o pensamento. Não é de admirar que todos os sites que ensinam a fazer estes cadernos sugiram que a primeira página seja de contactos para o caso de se perder, com recompensa monetária associada. Com o andar dos dias, começo a entender a importância que este caderno tem no meu trabalho, porque seria muito difícil agora recomeçar a pensar todos os projectos e todas as tarefas. 

Quando uma tarefa está completa risco da lista A FAZER e também da lista de tarefas do projecto a que pertence. E assim o caderno vai crescendo até terminar o espaço para os A FAZER, momento em que terei que comprar um caderno novo e passar os projectos e tarefas que não completei. Isto também é uma grande ajuda no que toca a compreender quanto tempo se demorou a fazer o quê, criando assim uma memória física do Doutoramento. 

Para as coisas do dia-a-dia - "duche" é uma que me aparece aqui de vez em quando e eu rio-me sozinha por ter que escrever "duche"... o que aconteceria? Federia se o alarme não tocasse? - utilizo o calendário do BlackBerry, que é bicho sem o qual já não sei viver. O iPhone é lindo, tem umas aplicações espectaculares, mas em termos de organização acho que está uns nós abaixo do BB. 

Da próxima explico também como uso o EndNote para bibliografia (e fichas de leitura! Tudo no mesmo sítio!) e o OneNote da Microsoft (que agora com o caderno uso cada vez menos, mas ainda vai dando muito jeito). Vocês têm os vossos sistemas de organização? O que acham deste? Por enquanto tem-me sido absolutamente precioso. 

Um grande agradecimento à Telma, que me pôs no caminho certo. És graaande!!

6 comentários:

  1. Muito interessante a ideia. Não que eu seja doutoranda, mas para o meu trabalho dar-me-á muito jeito este método. Até agora apenas tenho usado uns caderninhos, a que carinhosamente chamo de diários de bordo, onde espelho os temas que trato diariamente. O teu método vai permitir-me gerir o tempo e as tarefas. :-) É que o telemóvel já não chega!
    Beijinhos e bom trabalho
    Ana Isabel Gãndara

    ResponderEliminar
  2. Ana, a vantagem deste tipo de sistemas é a flexibilidade... os sites que vi também não eram de doutoramento na sua maioria, mas é fácil adaptar a qualquer trabalho. Gosto que chames diário de bordo aos teus cadernos... :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Vou aproveitar a tua ideia e ver se melhoro a minha organização. Eu uso um caderno para tudo: notas e calendários e isso por vezes é confuso.O que dava jeito era uma vontade de trabalhar gigante, que se aplicasse de vez!!! Trabalhar em casa é tão difícil!!!!!!!!! Pode ser que organizar esse caderninho ajude a comprometer-me mais com os prazos estabelecidos por mim própria!

    ResponderEliminar
  4. Conheces o TiddlyWiki?
    http://www.tiddlywiki.com/

    ResponderEliminar
  5. António, também fui parar ao TiddlyWiki, mas precisava de um sistema em papel para poder usar em qualquer circunstância...

    Os prazos, V... os prazos... acho que o sistema ajuda muito à vontade de trabalhar porque vês o a fazer e os projectos mais bem desenhados, com menos rabiscos (os meus a fazer antes eram uma colecção de rabiscos...!).

    Depois espreita também o site que cito ao início, para veres a raiz da ideia - e tu também, Ana.

    ResponderEliminar
  6. Penso que o TiddlyWiki também possa ser usado em dispositivos estilo iPhone ou Android ou mesmo outros (tenho de experimentar no meu Nokia N82). Em princípio basta um browser com javascript.

    As minhas prioridades estão constantemente a ser alteradas e as ideias constantemente a crescer e a mudar o rumo das coisas, o que torna um esquema baseado em papel extremamente difícil de usar. No entanto, apesar de bastante desorganizado, tal como o autor do artigo que referes, também não tenho tido muitos problemas com isso. Para as coisas que dependem realmente de um prazo ou uma data (e não têm problemas de privacidade) uso o calendário do google, que me manda emails e sms com a antecedência que eu desejar antes de qualquer evento. Já agora, devo dizer que pessoalmente não uso o TiddlyWiki e apenas o mencionei porque é portável e faz o que é necessário. Sendo utilizador de linux, uso o Tomboy (http://projects.gnome.org/tomboy/) porque está disponível à distância de um click e é bastante fácil de usar -- também existe para windows e mac.

    É claro que este sistema resulta *para mim*, que passo grande parte da minha vida em frente a um PC e penso naturalmente "com os dedos". Outras pessoas terão outra experiência e terão de encontrar a sua forma de se organizar -- como fizeste tu e Eston Bond.

    ResponderEliminar